Lona para lago: o que é, qual a melhor, como é feita a instalação, quais cuidados devo ter e qual o preço do m²

Lona para lago

Já ouviu falar em lona para lago? Também conhecida como geomembrana, é um item cada vez mais utilizado em obras de construção civil e também no agronegócio. A lona para lago apresenta inovações tecnológicas e que proporcionam excelência para quem a usa. Sua principal função é conter rejeitos líquidos e até mesmo sólidos.

Uma lona para lago é confeccionada industrialmente no formato de uma grande bobina. É assim que ela é comercializada para ser fixada no formato de um grande painel. A lona para lago é resistente e evita que qualquer produto invada o local protegido ou saia dele. Eis sua grande missão.

Além disso, a lona para lago oferece proteção contra raios UV e ataques químicos. Existem tipos específicos e indicados para determinadas situações e obras. Agora que entendeu um pouco mais sobre o que é e quais suas funções, que tal se aprofundar mais no tema “lona para lago”?

Neste artigo vamos falar mais sobre lona para lago. Quais os tipos de lona de lago? Como é feita a instalação e quais cuidados devo ter com a lona para lago? Como é feita a manutenção da lona de lago? Quais os melhores tipos para cada situação?

Qual tipo de lona para fazer um lago? Como montar lago com lona para lago artificial ? Onde compro e qual o preço do m2? Qual a melhor empresa para adquirir?

Quais os tipos de lona para lago e quais os melhores tipos para cada situação?

A lona para lago precisa ser altamente resistente para evitar desgastes, furos e rasgos, além de ter resistência a produtos químicos e raios UV. Ainda sim existem alguns materiais mais recomendados para uma lona para lago, por isso é bom ficar atento e conhecê-los.

O mais indicado nestes casos é que a lona para lago seja produzida a partir de polietileno de alta densidade (PEAD) ou polietileno de baixa densidade linear (PEBDL) e ser aditivada com negro de fumo, o que garante resistência aos raios UV.

Já para a espessura da lona para lago é necessário considerar alguns fatores como a quantidade de material em suspensão, clima, temperatura, previsão de assoreamento, limpeza e manutenção, dentre outros.

lona para lago artificial

Lona para lago artificial: características 

A lona para lago artificial, também conhecida como geomembrana, é um item cada vez mais utilizado em obras de construção civil e também no agronegócio. Já que elas são projetadas para impedir a passagem de fluidos, como líquidos ou gases, através de uma estrutura ou substrato, sendo amplamente utilizadas nas mais diversas aplicações, variando conforme a necessidade de cada segmento.

Além disso, a lona para lago artificial é desenvolvida especialmente para quem busca um sistema eficaz de impermeabilização aliado a inovação e tecnologia para obras que se preocupam com os impactos ambientais causados pelas contaminações de solos, rios e águas subterrâneas.

Dentre a aplicabilidade da lona para lago artificial está seu uso em reservatórios e viveiros de animais aquáticos, como seu próprio nome diz, já que ela possui características específicas para a manutenção da vida. Isso significa que, além da garantia de impermeabilização, a lona para lago artificial ideal e apropriada deve:

  • Ter materiais atóxicos na composição
  • Garantir a manutenção da temperatura
  • Conservar os gases da água
  • Ser resistente para evitar contaminação
  • Elevada durabilidade para garantia do sistema

Com essas características, a lona para lago artificial cumprirá seu objetivo principal: garantir a qualidade da água, proporcionar um bom ambiente para os animais aquáticos e fazer a impermeabilização.

É necessário estar atento ao material utilizado na lona para lago artificial, já que se trata de um produto que envolve o cuidado de animais e por ter contato com o solo. A melhor alternativa é o polietileno, que representa 60% do mercado e foi difundido a partir da consciência ambiental e regulamentação do setor no Brasil. Outro cuidado na hora de escolher qual usar é o conhecimento sobre o fabricante da lona para lago artificial. Afinal, a marca precisa ter selos de qualidade com garantia do cumprimento das normas e regulamentações do setor.

Lona para lago: como montar lago com lona e qual a melhor?

Para montar uma lona para lago é essencial ter o auxílio de um técnico especialista na área, mas a seguir listamos alguns passos para que você entenda mais do assunto.

  1. Em primeiro lugar, delimite a área onde será aplicada a lona para lago, levando em consideração possíveis perdas de espaço com inserção de objetos como pedras.
  2. Escave o local onde colocará a lona para lago e limpe-o totalmente.
  3. Aplique a lona para lago em toda a superfície, mas não se esqueça de garantir que parte da lona para lago “sobre” nas bordas.
  4. Nessas bordas, normalmente são escavadas valas de ancoragem, onde ficam as “sobras” da lona para lago, que são cobertas pelo solo removido na escavação. Também existem os reservatórios suspensos, como na primeira foto dessa publicação, onde é necessária uma estrutura metálica de suporte.
  5. Reserve um local para instalar a bomba e o filtro para conservar a água.
  6. Jogue areia grossa no fundo da lona para lago (entre 2cm e 3cm de altura) e depois decore sua lona para lago conforme achar melhor.
Instalação de geomembranas no reservatório

Lona para lago: como é feita a instalação e como é feita a manutenção?

Mesmo não sendo algo complexo é preciso ter cuidado sobre como é feita a instalação da lona para lago. Um fator muito importante é horário da instalação, pois a dilatação térmica distende a membrana da lona para lago durante os horários mais quentes e retrai durante as horas mais frias. O ideal é que essa etapa seja feita por um profissional com conhecimento técnico especializado.

A manutenção vai variar de acordo com o fabricante, mas é recomendado que sejam realizadas inspeções em intervalos de um, três, cinco e 10 anos, para detectar possíveis furos/rasgos na lona para lago.

Caso seja encontrado algum tipo de dano na geomembrana, deverá ser realizada a manutenção do material, ou seja, aquela área é cortada e retirada e no local deverá ser feito um “manchão” do mesmo material de formulação. Este “manchão” deverá cobrir toda a área que foi retirada e ter uma sobra de transpasse em torno de 15cm para cada lado do ponto danificado. Por último, é realizada a solda (por extrusão), recuperando o local danificado.

Lona para lago: quais cuidados devo ter e quando devo trocar?

É impossível estabelecer um tempo de vida útil exato de uma lona para lago. Contudo, é válido ter em mente que, se bem instalada, bem utilizada e bem conservada, o tempo de vida da lona para lago pode chegar a 20 anos.

Ainda assim, existem outros fatores que podem pesar, como o local de instalação, o tipo de obra realizada e a temperatura média em que ficará exposta, dentre outros fatores.

Então não pense em quando devo trocar, mas foque em quais cuidados devo ter com a lona para lago. É essencial ficar de olho no material com o passar do tempo para saber quando a troca da lona para lago é necessária.

Lona para lago: onde compro e qual o preço do m2?

É preciso buscar por excelência no mercado. A empresa é referência quando o assunto é lona para lago. Para saber qual o preço do m2 basta entrar em contato. Acesse o site e solicite um atendimento online ou ligue para (35) 3443-8888.

Busque uma empresa que construiu sua trajetória e se estabeleceu no mercado graças aos produtos de qualidade e seu atendimento diferenciado. Com um moderno laboratório que conta com certificação GAI-LAP indica que a empresa é referência no segmento.

Além disso, a certificação pela norma ABNT NBR ISO 9001:2015 comprova que a empresa investe continuamente na busca por qualidade, excelência e melhoria da operação e também dos produtos.

Qual o tipo de lona para fazer um lago?

Existem várias opções de lona para lago. Elas são compostas de materiais geossintéticos, produzidos através do Polietileno (um polímero termoplástico), que garante um sistema eficaz de impermeabilização.

O ideal é que todos os produtos sigam recomendações GRI GM-13 e GM-17. Eles certificam que os produtos contam com maior resistência aos raios UV, oferecem melhor performance e uma vida útil maior, sendo utilizadas matérias-primas virgens da mais alta qualidade e aditivação de negro de fumo, antioxidantes e termoestabilizantes.

Por fim, todas as linhas de lona para lago precisam ser atóxicas. Por isso são consideradas soluções ideais para barreira impermeabilizante em reservatórios de água para criação de peixes e camarões e de contenção de resíduos.

Conheça abaixo mais detalhes de cada linha de lonas para lago referência do setor:

  • TechGeo PRO: a linha PEAD tem como característica principal a baixa permeabilidade, já a PEBDL se adequa às mais diversas necessidades e é de fácil aplicação
  • TechGeo DURABILITY: produto com a maior durabilidade e resistência mecânica de nossa linha, superando as normas GRI GM-13 e GM-17
  • TechGeo INNOV: inovadora e moderna, conta com maior flexibilidade, menor peso e é mais econômica
  • EcoTech: são membranas bicolores (azul, verde e branca) de PEAD e PEBDL produzidas com resinas de alta qualidade e indicada para lagos
Empresa AzulPack
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Depto Comercial – SP/RJ/MT/MS

Depto Comercial – MG/ES/GO/DF + Sul

Depto Comercial – Norte e Nordeste

Trabalhe Conosco

Para acessar a página de downloads, preencha abaixo: