Manta impermeabilizante: O que é? Para que serve? Quais são os principais usos? Qual a melhor?

A manta impermeabilizante é um item fundamental no agronegócio, aterros sanitários, obras de infraestrutura, mineração e/ou saneamento. Seu principal objetivo é criar uma “barreira de fluxo” para a proteção de água potável, auxiliar na contenção de resíduos industriais, agrícolas ou até mesmo radioativos.

Também conhecida como geomembrana, a manta impermeabilizante começou a ser uma preocupação na década de 1970 por causa dos impactos negativos dos resíduos domésticos e ambientais. Entretanto, o desenvolvimento e a produção da solução começaram em 1980 e chegou ao Brasil nos anos 1990.

Com o passar do tempo, a manta impermeabilizante se tornou ainda mais resistente aos raios UV e aos aspectos mecânicos e químicos. Além disso, o mercado passou a ser parametrizado com as normas GRI GM-13, de 1997, e a GRI GM-17, de 2000, em iniciativa da Environmental que estabelecem o padrão básico em iniciativa da Environmental Protection Agency (EPA), dos Estados Unidos, com a Drexel University.

Neste artigo, você entenderá o que é, para que serve, do que é feito, como instalar, como é feita a manutenção, qual a melhor, qual o preço, onde comprar, o que não fazer e quais são os principais usos da manta impermeabilizante. Além disso, irá conhecer os diferenciais das opções disponíveis na TechGround, que é uma empresa brasileira referência no setor de geomembranas.

O que é e para que serve a manta impermeabilizante?

A manta impermeabilizante também pode ser chamada de geomembrana ou membrana geossintética. De modo geral, é uma solução desenvolvida com o objetivo de impermeabilizar locais de grande área. Entre os principais exemplos de aplicabilidade da manta impermeabilizante estão lagos ou tanques para peixes, aterro sanitário e barragem de rejeitos.

A manta impermeabilizante começou a ser usada na década de 1980 em algumas regiões do mundo, chegando ao Brasil em 1990 e passando por diversas inovações que oferecem resistência e segurança para quem a utiliza.

Normalmente, é produzida no formato de bobina em diferentes modelos que variam quanto ao tipo, espessura, resistências e dimensionamento. Por exemplo, há opções com alta resistência mecânica e química e com maior ou menor flexibilidade.

Quais são os principais usos da manta impermeabilizante?

A resposta é simples: áreas que precisam de impermeabilização. Por exemplo, a manta impermeabilizante evita a contaminação de solo, rios e águas subterrâneas em aterros sanitários e até em barragens de rejeito.

Entretanto, a característica pode variar de acordo com o objetivo de uso, como em reservatórios, lagos e tanques para peixe que exigem uma manta impermeabilizante que garante a qualidade e a não contaminação da água. Além disso, não pode ser um material tóxico e deve manter a temperatura e os gases presentes na água.

Confira quais são os principais usos e para que serve a manta impermeabilizante:

  • Impermeabilização de base e cobertura de aterros sanitários e industriais
  • Lagoas para tratamento de efluentes domésticos e industriais
  • Contenção de resíduos sólidos e líquidos
  • Separação de resíduos
  • Obras de mineração
  • Impermeabilização de canais de irrigação
  • Impermeabilização de lajes, pisos, túneis e diques
  • Tanques de criação de peixes e camarões, dentre outros
  • Reservatórios de água e lagos ornamentais
  • Canais de adução

Manta impermeabilizante: do que é feito?

A geomembrana ou a manta impermeabilizante é feita com um material de liga plástica, com o material de polietileno, que é um polímero termoplástico. É importante que a produção do material tenha certificações que garantem a qualidade do produto, pois é um fator decisivo na durabilidade e na resistência.

Como instalar a manta impermeabilizante: O que não fazer? Quais os principais cuidados devo ter? O que não funciona?

Para fazer a instalação da manta impermeabilizante é preciso levar em consideração o tipo de material e o horário. Afinal, elas podem sofrer dilatação térmica durante o dia e retrair durante a noite, quando a temperatura cai.

Outro aspecto importante é estar atento às recomendações do fabricante, como não deixar o material tensionado para evitar estresses mecânicos e respeitar possíveis folgas mínimas. O cuidado será fundamental para garantir o bom funcionamento da manta impermeabilizante.

Manta impermeabilizante: como é feita a manutenção e quando devo trocar?

A manutenção e a durabilidade da manta impermeabilizante vão variar de acordo com o fabricante. É recomendado que sejam realizados testes de pós-instalação em intervalos de um, três, cinco e 10 anos, para detectar possíveis furos/rasgos na manta impermeabilizante. Caso seja encontrado algum tipo de dano na geomembrana, deverá ser realizada a manutenção do material, ou seja, aquela área é cortada e retirada e no local deverá ser feito um “manchão” do mesmo material de formulação. Este “manchão” deverá cobrir toda a área que foi retirada e ter uma sobra de transpasse em torno de 50cm. Por último, é realizada a solda (por extrusão), recuperando o local danificado.

O setor de geomembranas passou a ser regulamentado com a GRI GM-13 (1997) e a GRI GM-17 (2000). Reconhecidas internacionalmente, as recomendações fazem parte da iniciativa da Environmental Protection Agency (EPA), dos Estados Unidos, com a Drexel University, para estudar quais as características e propriedades ideais para as geomembranas.

Qual a melhor manta impermeabilizante?

A escolha da manta impermeabilizante deve levar em consideração diversos aspectos, como: qual será o uso, qual é o objetivo, qual é o tamanho do espaço e etc. Entre os principais fabricantes do segmento está a TechGround, que une tecnologia avançada e qualidade na produção.

Manta impermeabilizante da TechGround: certificações e do que é feita?

Para garantir uma manta impermeabilizante durável e resistente, a empresa desenvolve as soluções em laboratório próprio com certificação internacional Geosynthetic Accreditation Institute – Laboratory Accreditation Program (GAI-LAP), que atesta que a produção passa por rigorosos testes de qualidade e de confiabilidade nos resultados.  Além disso, segue as recomendações GRI GM-13 (1997) e GM-17 (2000) e possui certificado da norma ABNT NBR 9001:2015. A TechGround produz manta impermeabilizante do polímero termoplástico que é chamado de polietileno com matéria prima virgem de alta qualidade e aditivação. O resultado é maior resistência aos raios UV, alta resistência mecânica e química e material atóxico.

Linhas de manta impermeabilizante da TechGround

A TechGround possui diferentes linhas de produtos no portfólio de manta impermeabilizante (também chamada de geomembrana). Todas as opções foram desenvolvidas para quem deseja eficácia quando o assunto é impermeabilização. Conheça as principais vantagens:
  • Material atóxico
  • Maior resistência aos raios UV
  • Alta resistência mecânica e química
  • Maior durabilidade
  • Facilidade de instalação
Confira também do que é feita e quais os detalhes de cada linha.

TechGeo PRO PEBDL

A TechGeo PRO PEBDL (Geomembranas de Polietileno de Baixa Densidade Linear) é conhecida por oferecer maior alongamento e flexibilidade. Ou seja, a manta impermeabilizante tem uma melhor acomodação na superfície, que é fundamental para locais com movimentação de solo. Outra característica é a menor dilatação durante o trabalho de instalação, excelente resistência ao puncionamento, à tração, ao rasgo, à química e à durabilidade. A indicação é, principalmente, para solos moles e coberturas de aterros sanitários ou lagoas. Está disponível na versão lisa e texturizada:
  • Lisa: maior resistência à ruptura e à punção
  • Texturizada: maior coeficiente de atrito
Conheça a espessura e as medidas:
  • Lisa: nas espessuras 0,50; 0,80; 1,00; 1,50; 2,00; 2,50; e 3,00 milímetros com medidas variadas
  • Texturizada: nas espessuras 1,00; 1,25; 1,50; 2,00; 2,50; e 3;00 milímetros com medidas variadas

TechGeo PRO PEAD

A TechGeo PRO PEAD (Geomembranas de Polietileno de Alta Densidade) é diferenciada pela maior resistência à tração, elevada resistência química e aos raios UV. É a opção indicada, principalmente, para obras grandes, como aterros sanitários e industriais, barragens de rejeito, canais de adução e em lagoas para tratamento de efluentes. Está disponível na versão lisa, que oferece mais resistência à ruptura e à punção, e texturizada, que proporciona maior coeficiente de atrito. Conheça a espessura e as medidas:
  • Lisa: nas espessuras 0,50; 0,80; 1,00; 1,50; 2,00; 2,50; e 3,00 milímetros com medidas variadas
  • Texturizada: nas espessuras 1,00; 1,25; 1,50; 2,00; 2,50; e 3;00 milímetros com medidas variadas

TechGeo INNOV

A manta impermeabilizante TechGeo INNOV é a última geração das geomembranas, sendo menos espessa, mas suficiente para as principais necessidades. O produto é resultado de estudos para inovação do processo de fabricação para criação de um produto com melhor custo-benefício e altamente resistente.

Está disponível na versão lisa PEAD e PEBDL, veja a espessura e as medidas:

  • PEAD: nas espessuras 0,50; 0,80; 1,00; 1,25; 1,50; 2,00; 2,50; e 3,00 milímetros com 5,9m e 7m de largura
  • PEBDL: nas espessuras 0,50; 0,75; 0;80; 1,00; 1,25; e 1,50 milímetros com 5,9m e 7m de largura

TechGeo DURABILITY

A Tech Geo DURABILITY é uma manta impermeabilizante que supera as normas e recomendações internacionais. Apresenta até 40% mais durabilidade do que as convencionais.

É indicada, principalmente, para uso em barragem de mineração, aterros sanitários e estações de tratamento de efluentes e está disponível nas versões PEAD e PEBDL. A lisa oferece mais resistência à ruptura e à punção; já a texturizada proporciona mais resistência ao atrito. Conheça a espessura e as medidas:

  • PEAD lisa: nas espessuras 0,80; 1,00; 1,50; 2,00; 2,50; e 3,00 milímetros com 7m de largura
  • PEBDL lisa: nas espessuras 0,75; 1,00; 1,25; e 1,50 milímetros com 7m de largura
  • PEAD texturizada: nas espessuras 1,00; 1,50; 2,00; 2,50; e 3,00 milímetros com 7m de largura
  • PEBDL texturizada: nas espessuras 1,00; 1,25; e 1,50 milímetros com 7m de largura

EcoTech

A EcoTech é uma manta impermeabilizante com diversas vantagens, como: maior facilidade de instalação e menor impacto à paisagem na obra, sendo usado em lagos e até como cobertura de aterros.

Está disponível nas cores verde, azul e branca.

Onde comprar? Qual o preço? Quanto custa o metro quadrado da manta impermeabilizante?

A TechGround é uma das principais empresas do segmento de manta impermeabilizante e possui diversas opções para aplicações de diferentes finalidades, como aterro sanitário, lagos artificiais, barragens de rejeito e reservatórios de água. Por isso, se torna uma das principais opções de onde comprar esse produto. Se você quer saber qual o preço e qual a melhor para sua necessidade, fale com a nossa equipe. Eles também auxiliarão sobre como instalar, como é feita a manutenção, quais os principais cuidados devo ter e o que não fazer para não prejudicar a vida útil do produto.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Depto Comercial – SP/RJ/MT/MS

Depto Comercial – MG/ES/GO/DF + Sul

Depto Comercial – Norte e Nordeste

Trabalhe Conosco

Para acessar a página de downloads, preencha abaixo: