Conheça a geomembrana para tanques de peixes

Geomembrana para peixes

No Brasil, a aquicultura, ciência que estuda técnicas de cultivo de organismos aquáticos, como peixes, crustáceos (como o camarão e a lagosta), moluscos (como o polvo e a lula), rãs, algas etc. tem se expandido significativamente nos últimos anos.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de peixes cultivados no país cresceu 4,5% em 2020, totalizando cerca de 758,7 mil toneladas. Além disso, o Brasil se destaca como o maior produtor mundial de tilápias cultivadas em tanques, com uma produção de aproximadamente 486 mil toneladas em 2020.

O cultivo de peixes em tanques tem se destacado e crescido cada vez mais. Da mesma forma, a utilização de geomembrana para tanques, uma manta de polietileno impermeabilizante, em tanques suspensos ou escavados, tem se tornado essencial para garantir a qualidade da água e o sucesso da produção. A geomembrana é uma solução eficiente para a construção de tanques, pois é um material resistente, durável e impermeável.

Neste artigo, vamos falar sobre as geomembranas para tanques de peixe e como elas podem ser a solução perfeita para você. Além de pontuar as vantagens das geomembranas para tanque escavado ou suspenso. É só conferir abaixo!

O que é uma geomembrana para tanques de peixe?

Uma geomembrana é uma manta produzida com o plástico PE (polietileno), que tem como principal vantagem a baixíssima permeabilidade, por isso é utilizada em diversos tipos de obras como uma solução para impermeabilização do solo, o que também diminui o risco de contaminação do mesmo, protegendo rios, águas subterrâneas e o lençol freático.

As geomembranas podem ser utilizadas nas mais diversas aplicações, tais como:

  1. Lagoas para tratamento de efluentes domésticos e industriais;
  2. Impermeabilização e cobertura de aterros sanitários e industriais;
  3. Contenção de resíduos sólidos e líquidos;
  4. Controle de fluxo e separação de resíduos;
  5. Obras de mineração;
  6. Estruturação de canais de irrigação;
  7. Revestimento de biodigestores
  8. Aquicultura – Construção de tanques de criação de peixes, camarões, entre outros;
  9. Reservatórios de água e lagos ornamentais;
  10. Centrais hidrelétricas e pequenas centrais.

A geomembrana para tanques de peixes deve ser produzida com materiais de alta qualidade, para garantir propriedades únicas que a tornam altamente resistente à água, produtos químicos, bactérias e raios ultravioletas.

Geomembrana para tanques escavados e elevados

Os tanques de peixes são obras projetadas para serem uma fonte segura e de alta performance para a criação de peixes. É por isso que a geomembrana para tanques de peixe é especialmente projetada para atender às necessidades específicas deste tipo de projeto, sendo altamente resistente a rasgos e perfurações, o que evita vazamentos e contaminações do tanque, garantindo que a água permaneça limpa e segura para os peixes.

+ LEIA MAIS: o que é necessário saber sobre geomembranas

Entre os tipos mais comuns de tanques para criação de peixes tem-se os tanques suspensos e os tanques escavados. A escolha entre um tanque de peixes escavado ou suspenso dependerá de vários fatores, como o espaço disponível, o tipo de solo, o clima e o tipo de peixe a ser criado. Abaixo, listamos algumas características de cada tipo de tanque.

Tanque de geomembrana

Tanques escavados

Conforme o nome diz, esse é um tipo de projeto construído cavando-se uma vala no solo que então é revestida com a geomembrana para tanques escavados, impermeabilizando o solo. Um dos principais benefícios é sua alta durabilidade, já que é escavado e por isso é mais robusto. Tem, também, maior capacidade de armazenamento de água.

A geomembrana para tanques eleva ainda mais a durabilidade desse tipo de obra, garantindo uma alta resistência em relação às variações térmicas e intempéries e à fácil manutenção deste tipo de tanque, no caso de rasgos ou furos, por exemplo.

Porém, os tanques escavados dependem da topografia do terreno, não sendo viável para todos os tipos de locais, e é mais suscetível à contaminação da água, devido ao contato direto com o solo.

Geomembrana em tanques

Tanques suspensos

Os tanques suspensos ou tanque australiano são estruturas montadas acima do solo. Eles ganham cada vez mais destaque entre os produtores devido ao seu custo-benefício positivo. Outra grande vantagem desse projeto é o fato de que é capaz de comportar mais organismos do que outros tipos de tanques.

Esse tipo de tanque também oferece menos risco à saúde da criação, uma vez que sua estrutura é construída de maneira a evitar que possíveis elementos contaminantes entrem em contato com a água. Evitando assim riscos sanitários e assegurando mais qualidade no produto final, além de maior segurança para os consumidores e colaboradores que trabalharão com os tanques.

+ LEIA MAIS: qual a melhor lona para tanque de peixe?

Em resumo, a escolha entre um tanque escavado ou suspenso deve ser feita levando em consideração as condições locais e as necessidades de cada projeto, mas as geomembranas para tanques de peixes são essenciais na criação desses projetos e devem ser escolhidas de fabricantes que seguem os mais rigorosos testes desse mercado.

Lona de geomembrana

Geomembranas para tanques mais reconhecidas

Uma das geomembranas para tanques mais reconhecidas do mercado, a TechGeo é composta de materiais geossintéticos produzidos através do polietileno, uma linha especialmente desenvolvida para quem busca um sistema eficaz de impermeabilização aliado a inovação e tecnologia para obras que se preocupam com os impactos ambientais causados pelas contaminações de solos, rios e águas subterrâneas.

Essas geomembranas para tanques seguem as recomendações GRI GM-13 e GM-17 e são produzidas com matérias-primas virgens de alta qualidade e aditivação correta de negro de fumo, antioxidantes e termo estabilizantes, o que lhes garantem uma maior resistência aos raios UV e, consequentemente, maior vida útil e melhor performance.

+ LEIA MAIS: principais cuidados com a lona geomembrana

Por ser atóxicas, a linha TechGeo de geomembranas para tanques é considerada a solução ideal para barreira de proteção de água potável, possui uma ótima compatibilidade química que resiste às agressões causadas por gases e líquidos e também ao processo de degradação ocasionado pelos raios UV.

Porém a escolha da melhor geomembrana para sua obra deve levar em conta as referências do fabricante, se as soluções são testadas em laboratórios, seguem as recomendações do setor, entre outros fatores. Caso você queira saber mais sobre essas geomembranas para tanques, fale com um consultor.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Depto Comercial – SP/RJ/MT/MS

Depto Comercial – MG/ES/GO/DF + Sul

Depto Comercial – Norte e Nordeste

Trabalhe Conosco

Para acessar a página de downloads, preencha abaixo: