Você sabe o que são as geomembranas de polietileno?

As geomembranas de polietileno são barreiras geossintéticas poliméricas, pertencentes à família dos materiais geossintéticos, tendo como principal função atuar como barreira, ou seja, tem como objetivo a impermeabilização do solo (no caso de armazenamento de resíduos ou líquidos), ou evitar o escape de gases (no caso de biodigestores, por exemplo).

Em resumo, são membranas plásticas flexíveis de baixíssima permeabilidade, produzidas industrialmente pelo processo de extrusão, utilizando como matéria prima principal resinas de polietileno e aditivos, que vão garantir maior durabilidade do produto e da obra.

As primeiras geomembranas foram desenvolvidas e produzidas nos anos 80, devido à grande necessidade da sociedade em encontrar soluções eficientes para contenção, e na década de 90 começaram a ser utilizadas no mercado brasileiro.

Geomembrana

Qualidade

Por se tratar de um material de alta tecnologia e com grande responsabilidade em sua aplicação, as geomembranas precisam seguir parâmetros mínimos de qualidade, estabelecidos por normas e recomendações internacionais, para que possam ser, de fato, aplicadas.

Para garantia de que estão cumprindo com as necessidades de cada projeto, elas passam por um rigoroso controle de qualidade de produção, a fim de verificar que o produto estará apto a cumprir seu papel ao longo da vida de serviço da obra.

Dentro deste pacote de ensaios para garantia da qualidade, são analisados mais de 10 parâmetros importantes para sua vida útil, como, por exemplo:

Resistência à tração: já que as geomembranas sofrerão estresses constantemente durante sua aplicação e vida de serviço da obra;

Resistência ao puncionamento: muitas coisas podem acontecer enquanto a geomembrana está sendo aplicada como, por exemplo, a queda de alguma ferramenta sobre ela ou o contato com pedras em um terreno mal preparado;

Teor e dispersão de negro de fumo: a presença deste aditivo é primordial para garantia da vida útil da geomembrana, já que concebe a resistência UV para o material.

Aditivos antioxidantes: além de protegerem a resina durante a produção, mantendo as características que irão atribuir a resistência mecânica ao produto final, também atuam no produto acabado, onde parte dos aditivos irão proteger as geomembranas nos casos de uso em ambientes com elevada temperatura. Outra parte irá proteger o material quando em contato com os raios UV.

Envelhecimento em estufa e resistência UV: além da presença dos aditivos, é importantíssimo que estes apresentem, também, boa qualidade, que é analisada por meio de ensaios acelerados de envelhecimento.

+ LEIA MAIS: Conheça a geomembrana para tanques de peixes

Todos estes parâmetros irão garantir que as geomembranas de polietileno possuam uma durabilidade aproximada de 36 anos, de acordo com estudos já realizados pelo GSI (Geosynthetic Institute).

TechGeo_Durability

A TechGround

Sempre focada no desenvolvimento do mercado, do produto e em proporcionar maior qualidade e segurança a seus clientes, a TechGround foi pioneira no mercado Brasileiro em relação ao desenvolvimento de geomembranas de polietileno especificadas para cada tipo de projeto.

Utilizando-se dos mais modernos equipamentos de fabricação de geomembranas da América Latina e fazendo valer o alto investimento em equipamentos para o Studio Tech, seu principal laboratório de desenvolvimento e um dos mais modernos para controle de qualidade no mundo, a TechGround lançou ao mercado três linhas de geomembranas:

TechGeo Innov: produzida com resinas de alta tecnologia, é uma linha de geomembranas mais leves, com melhor custo-benefício e mantendo os parâmetros de resistência mecânica, química e de durabilidade, sendo indicadas, principalmente, para o Agronegócio, na impermeabilização de reservatórios e canais de água.

TechGeo PRO: esta linha de geomembranas é o padrão do mercado, produzida de acordo com as normas e recomendações internacionais, garantindo o atendimento aos parâmetros de resistência mecânica, química e de durabilidade. São indicadas para obras mais rigorosas, como estações de tratamento de efluentes, aterros sanitários e canais de adução.

TechGeo Durability: trata-se de um produto premium, fabricado com as melhores resinas e aditivos do mercado. Esta linha foi desenvolvida para ser superior aos produtos padrão de mercado, elevando os níveis de resistência mecânica e de durabilidade até então praticados no mercado nacional. Este produto é indicado para obras de grande responsabilidade ambiental, como a impermeabilização de Aterros Sanitários e de Barragens e Depósitos de Rejeitos na Mineração.

Por Daniel Meucci, publicado originalmente na Campo e Negócios

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Depto Comercial – SP/RJ/MT/MS

Depto Comercial – MG/ES/GO/DF + Sul

Depto Comercial – Norte e Nordeste

Trabalhe Conosco

Para acessar a página de downloads, preencha abaixo: