TECHGROUND lança COVERTECH: cobertura que aumenta a rentabilidade de aterros sanitários

TechCover da TechGround
COVERTECH: cobertura para aterros sanitários

Quem trabalha com aterros sanitários sabe que uma das maiores dificuldades operacionais é a frente de trabalho, que exige, dia após dia, cobertura provisória a cada nova leva de lixo depositado. Atualmente, o sistema utilizado pela maior parte dos aterros para realizar essa tarefa é a cobertura com solo.

No entanto, essa operação diária de cobertura da frente de trabalho com terra já pode ser considerada ultrapassada, tanto em termos de custo, quanto em termos de facilidade operacional e sustentabilidade.

Como funciona a cobertura com solo e porque ela é menos eficiente que a COVERTECH

Na cobertura com solo, todos os dias o aterro movimenta uma enorme quantidade de horas de máquinas e humanas para cobrir a frente de trabalho. Sem contar os diversos custos conexos a essa atividade, como combustível, a própria terra (muitas vezes, os aterros precisam percorrer grandes distâncias para encontrar solo e transportar até o local da frente de trabalho), a dificuldade em dias de chuva (que muitas vezes nem permite que se faça a cobertura, pois chega de forma muito rápida) e o tempo perdido na árdua tarefa de cobertura, dentre outras.

Cobertura de frente de trabalho de aterro sanitário com solo
Cobertura de frente de trabalho de aterro sanitário com solo

O pior é que toda terra despejada para cobrir a frente de trabalho ocupa espaço demais, o que significa PERDA DE FATURAMENTO e MENOR VIDA ÚTIL para o aterro, já que deixa de ter espaço útil para depósito de lixo.

É por isso que, em muitos aterros, a operação se dá ao trabalho de raspar a terra depositada no dia anterior, para liberar espaço ao novo lixo que será depositado. Ou seja, mais uma vez entram as máquinas, os trabalhadores e todos os custos operacionais da frente de trabalho.

COVERTECH: a revolução da cobertura provisória em frentes de trabalho de aterros sanitários

Foi pensando nessa operação e na entrega de mais facilidade e maior rentabilidade para a gestão dos aterros que a TECHGROUND lançou a COVERTECH, uma cobertura de polietileno pensada especificamente para cobertura provisória das frentes de trabalho de aterros sanitários.

Com a COVERTECH, o aterro sanitário pode dispensar o uso de solo para cobertura provisória, economizando em diversos aspectos e ganhando inúmeros benefícios:

  1. Menos horas de máquinas necessárias: por ser leve e prática, a COVERTECH é muito mais fácil de ser manuseada do que a cobertura com solo;
  2. Menos trabalhadores necessários para a operação, pelo mesmo motivo;
  3. Mais espaço para lixo: a COVERTECH tem apenas 100 micra de espessura, enquanto a cobertura com solo ocupa em média de 15cm a 40cm do aterro com terra. Confira abaixo a comparação do volume que você economiza cobrindo a frente de trabalho com COVERTECH; 
Comparativo do espaço preenchido com solo e do espaço preenchido com COVERTECH
  1. Não precisa ser removida ou pode ser removida e reutilizada: a COVERTECH oferta uma opção à gestão do aterro. Se aplicada corretamente e com cuidado, pode ser removida e reutilizada, o que aumenta ainda mais seu custo-benefício. No entanto, para aterros que preferem a agilidade operacional, o material pode ser mantido na frente de trabalho sem necessidade de remoção, já que ela é mecanicamente destruída após a colocação da nova camada de resíduos;
  2. Redução no volume de chorume gerado, por evitar o contato da água de chuva com os resíduos;
  3. Ganho de tempo e praticidade no processo de cobertura diária;
  4. Controle de vetores, poeira, incêndio e odores: pela facilidade de uso, a COVERTECH auxilia na redução da ocorrência de todas essas dificuldades diárias do aterro;
  5. Mais sustentável: economiza recurso natural (terra) e emite menos GEE, já que depende de menos máquinas na operação diária.

Testes realizados geraram de duas a três vezes mais rentabilidade aos aterros com a COVERTECH

Com mais facilidade operacional e economia de custos, a COVERTECH vem sendo testada por aterros sanitários antes de ser lançada oficialmente ao mercado pela TECHGROUND. Nessas experiências, os aterros conseguiram rentabilidade de duas a três vezes A MAIS em relação ao custo que tinham com a mesma operação, mas sem a COVERTECH instalada.

Também se percebeu uma facilidade maior de lidar com as águas. As chuvas fortes provocam diversas dificuldades operacionais para gestão do aterro sanitário, como a operação de cobertura e raspagem de terra das frentes de trabalho. Com a COVERTECH, este problema foi minimizado, agilizando o dia a dia da operação, o que também se reverte em mais economia de custo, com menos lixo parado aguardando depósito.

Além disso, a infiltração de água em aterros sanitários ou aterros de rejeitos de mineração, por exemplo, acarretam em malefícios ainda mais graves, já que geram riscos para a saúde. O risco de infiltração de lençóis freáticos é um grande exemplo (conheça também as Geomembranas TECHGEO, são pensadas para impermeabilização das bases de aterros). A passagem da água por aterros potencializa ainda vetores diversos, odores e outros, tornando ainda mais necessária a existência de soluções pensadas sob medida para o controle com segurança e durabilidade.

Conheça a COVERTECH: filme de polietileno pensado para cobertura de frentes de trabalho em aterros sanitários

A COVERTECH, o mais recente lançamento da TECHGROUND, chega como uma luva para todos estes problemas das frentes de trabalho de aterros sanitários.

Frente de trabalho de aterro sanitário sendo coberta pela COVERTECH
Frente de trabalho de aterro sanitário sendo coberta pela COVERTECH

Trata-se de uma linha de filmes de polietileno disponível nas cores preta/branca e preta/verde, desenvolvida especificamente para aplicação como cobertura em frentes de trabalho de aterros sanitários e rejeitos de mineração, apresentando boa resistência ao rasgo e tensão, além de puncionamento adequado para o uso. Ela também é adequadamente aditivada com antioxidantes e contra os Raios UV.

COVERTECH
COVERTECH

Confira nas tabelas abaixo mais detalhes e clique aqui para baixar o folheto técnico ou clique aqui para falar com nossos especialistas em COVERTECH.

Tamanhos disponíveis
Características COVERTECH
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Depto Comercial – SP/RJ/MT/MS

Depto Comercial – MG/ES/GO/DF + Sul

Depto Comercial – Norte e Nordeste

Trabalhe Conosco

Para acessar a página de downloads, preencha abaixo: