Comitiva de Israel e representantes do Governo de Minas visitam perímetros irrigados no Estado

Governo de Minas, representado por servidores da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), acompanhou diplomatas da Embaixada de Israel no Brasil e da Câmara de Comércio do país do Médio Oriente por quatro polos agrícolas mineiros durante a última semana. As visitas tiveram como objetivo o estabelecimento de uma cooperação técnica internacional voltada para a gestão de recursos hídricos e sustentabilidade na agricultura irrigada.

Segundo o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez, as trocas foram positivas e apontam para a viabilidade da colaboração entre Minas e a nação mediterrânea. “Israel tem a expertise da gestão dos recursos hídricos, do reuso da água, da agricultura de precisão. Nós temos várias interfaces nas quais conseguiremos atender a demandas históricas dos produtores rurais mineiros”, afirmou.

As atividades realizadas com a Embaixada de Israel no Brasil e a Câmara de Comércio de Israel em Minas Gerais é um desdobramento de um Acordo de Cooperação Técnica. Estabelecido pela Sede com as instituições, o termo foi instituído em dezembro de 2021 e teve o objetivo de aprofundar as relações de negócios bilaterais. Desde então, foram realizadas diversas ações de comércio e investimentos com Israel e, mais recentemente, definiu-se que a gestão hídrica também seria uma frente de trabalho.

“A ação como um todo faz parte da política da Sede de fortalecimento econômico e internacionalização dos nossos setores produtivos por meio da promoção de negócios internacionais. A iniciativa é capitaneada pela Diretoria de Promoção de Exportações e Comércio Exterior, que trabalha exatamente na identificação das nossas potencialidades que podem ser promovidas no cenário internacional. Prevê, ainda, o reconhecimento de gargalos econômicos que podem ser tratados por meio da articulação com mercados parceiros”, explicou o diretor de Promoção de Exportações da Sede, Marcello Faria.

Comitiva de Israel e representantes do Governo de Minas visitam perímetros irrigados no Estado

Roteiro

A comitiva começou a viagem por Paracatu, no Noroeste de Minas, onde percorreu o Perímetro Irrigado de Entre Ribeiros, com agenda de sobrevoos e paradas em estações de captação de água e fazendas. De lá, partiu para o Norte do Estado, onde visitou o Perímetro Irrigado de Gorutuba, em Janaúba.

Em seguida, o grupo passou por Jaíba, também ao Norte, para que os israelenses conhecessem o projeto de irrigação que leva o nome do município e é o maior da América Latina. No local, foram averiguados pontos de macrodrenagem e possíveis melhorias no reaproveitamento dos recursos hídricos e no monitoramento da umidade nos solos.

Por fim, foi a Catuti, também na região Norte, com o intuito de examinar o Centro de Difusão de Tecnologia Algodoeira de Catuti (Ceditac) e uma propriedade rural com tecnologia de irrigação por gotejo, a partir de um tanque com geomembrana. Por se tratar de uma região com escassez hídrica, é utilizada a chamada “irrigação de salvamento”.

Para o adido agrícola de Israel, Ari Fischer, há muito trabalho a ser desenvolvido de forma cooperada. “Eu vi um potencial enorme e que é possível aumentar ainda mais a produtividade agrícola em Minas, com a tecnologia que nós podemos trazer, do nosso país, para os produtores rurais mineiros”, avaliou.

Via agricultura.mg.gov.br

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Depto Comercial – SP/RJ/MT/MS

Depto Comercial – MG/ES/GO/DF + Sul

Depto Comercial – Norte e Nordeste

Trabalhe Conosco

Para acessar a página de downloads, preencha abaixo: