A parceria estabelecida entre a Prefeitura de Uberaba/MG e a empresa Mosaic Fertilizantes prevê a realização de estudo de viabilidade do uso de fosfogesso no aterro sanitário da cidade. Esse processo pode gerar muitos benefícios, como o aumento da vida útil do aterro e a estabilização do chorume.
O aterro sanitário de Uberaba foi aberto em 2005 e recebe, em média, mais de 300 toneladas por dia de resíduos domiciliares e outras 150 toneladas de resíduos dos ecopontos e da limpeza urbana. As instalações estão distribuídas em uma área de 77 hectares, construída com compactação do solo, geomembrana PEAD, captação e tratamento de chorume, drenagem de gases e estações de monitoramento.
O que é o fosfogesso?
O fosfogesso é um subproduto da produção de ácido fosfórico nas indústrias de adubos e fertilizantes fosfatados que contém sulfatos, fósforo e enxofre, que são fonte de alimento para as bactérias decompositoras. Como decorrência da oferta de alimento, há um crescimento populacional da espécie, o que leva os micro-organismos a consumirem mais matéria orgânica em menos tempo.
Conheça a CoverTech da TechGround
A CoverTech, o mais recente lançamento da TechGround, chega como uma luva para todos esses problemas das frentes de trabalho de aterros sanitários.
Trata-se de uma linha de filmes de polietileno disponível nas cores preta/branca e preta/verde, desenvolvida especificamente para aplicação como cobertura em frentes de trabalho de aterros sanitários e rejeitos de mineração, apresentando boa resistência ao rasgo e tensão, além de puncionamento adequado para o uso. Ela também é adequadamente aditivada com antioxidantes e contra os Raios UV.
Confira nas tabelas abaixo mais detalhes e clique aqui para baixar o folheto técnico ou clique aqui para falar com nossos especialistas em COVERTECH.
Com informações do JM Online.